Prefeitura de Feira Grande promove ações de prevenção do câncer de mama

No segundo ano consecutivo, durante todo o mês de outubro, a Secretaria de Saúde de Feira Grande, com o apoio da Prefeitura Municipal,  realizou uma série de atividades para conscientizar as mulheres sobre a importância de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

As equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) promoveram palestras para as usuárias, grupos de discussões e caminhadas.

Foi ofertado ao público palestras, exames de CCO, requisição de mamografia, consultas médicas, atendimento odontológico, entrega de preservativos, matérias educativas,   teste rápidos: Sífilis, HIV, hepatite B, hepatite C, entre  outros.

A mulherada também pode desfrutar  dos cuidados de beleza, manicure, maquiagem, verificação de PA e glicemia capilar, citologia e muita música.

“A sala de espera de uma UBS, é um espaço importante para ações de promoção à saúde. Nela, há convivência de pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e culturais. Educar promovendo saúde nesse espaço,vai além da prevenção e tratamento de doenças, trata-se da construção de saberes indispensáveis para  adoção de novos hábitos e condutas por parte da população. O câncer de mama, está entre as doenças que mais matam mulheres no mundo.”, explica Soraya Medeiros Silva, Secretária de Saúde do Município.

No dia 23, os profissionais  promoveram o II encontro multidisciplinar em saúde: Outubro Rosa, no auditório do Centro Cultural.  No dia 24, na UBS urbano I (povoado Varzinha),  UBS urbano II, UBS urbano  (povoado Massapé). 25, UBS urbano I  UBS  (povoado Taboca). 26,  UBS Olho D’ água do Meio (posto Indígena Tingui Botó) 29,  UBS (Olho D’água dos Dandanhas) 30, UBS (Tabocal), UBS ( Mumbaça) dia 31 e encerramento as atividades do Outubro Rosa com uma Grande Caminhada pelo Município, culminando com o lançamento  do projeto  “Saúde no Calçadão”, com objetivo de realização de atividades físicas no Calçadão para toda população.

A Secretária da Mulher,  primeira dama Patrícia Medeiros,   também esteve presente no evento. “Nós percebemos que as mulheres ainda têm muitas dúvidas sobre a doença, por isso que montamos essa ação, para conscientizar a população. É importante que a paciente conheça seu corpo e faça os exames preventivos. Nosso objetivo é levar uma mensagem de amor e de bem-estar. A felicidade está em coisas corriqueiras, independente de posição social, recurso financeiro ou estado civil. Vamos falar de viver bem, adequando o bem-estar à condição de vida. Isso é promover saúde. E vamos começar em casa, com as servidoras, para que possam ser multiplicadoras tanto no ambiente de trabalho, quanto em casa e na comunidade em que estão inseridas”, Disse Patrícia Medeiros, primeira  dama e secretária da Mulher.

Em entrevista ao Jornal de Arapiraca, o prefeito Flávio do Chico da Granja, falou da  importância da  prevenção do câncer de mama, para as mulheres.  “Tenho a maior satisfação em contribuir para que a saúde do meu Município seja referência. Quero parabenizar o movimento Outubro Rosa pelo seu excelente trabalho junto à população feminina. Sabemos do sofrimento causado pelo câncer de mama e da importância do diagnóstico precoce para o tratamento. Fico feliz em saber que a prefeitura conta com uma importante rede de enfretamento a esta doença e não tem se omitido de sua responsabilidade. Foram disponibilizados  para o Município    médicos 24h, enfermeiros capacitados,  remédios, exame e novas ambulância.  Tudo isso me deixa feliz, pois a saúde está em primeiro lugar. ”, disse o prefeito.